🧠Os 7 pecados capitais das vendas
Ninguém gosta de cometer erros. Alguns cometemos sem querer, mas tem alguns que devemos evitar ao máximo. Chegou a edição 108 da sua newsletter favorita!
Hoje, você está recebendo:
• Ideias sobre o que não fazer em vendas;
• Ideias sobre o que não fazer em liderança.
Quer ver as edições anteriores?
Como perder o medo de gravar vídeos
Dia do vendedor – Ideias para esta data
⚠️A única maneira de garantir que você continue recebendo meus e-mails é respondendo o e-mail. Clique em responder e escreva a palavra “Recebido”.
Não cometa nenhum desses 7 pecados em vendas!
Os 7 pecados capitais foram divulgados incialmente pela Igreja Católica na Idade Média como uma forma de orientar o comportamento das pessoas e ajudar os fiéis a evitarem o pecado.
Apesar de a ideia inicial ter um contexto religioso, esses pecados continuam sendo usados em discussões filosóficas e comportamentais. E, claro, hoje trago para você uma adaptação deles para o mundo das vendas e da liderança.
A ideia de escrever esta edição surgiu durante meus estudos. Eu produzi um conteúdo para o meu LinkedIn, e a postagem viralizou. Você pode conferir a postagem neste link aqui: LINK
Evite os 7 pecados capitais das vendas!
Preguiça
Falta de proatividade, não fazer follow-up, não pedir indicação, ficar com preguiça de fazer prospecção, falta de iniciativa... Bons vendedores não podem ser preguiçosos.
Quem comete o pecado da preguiça perde muitas oportunidades. Muitas dessas oportunidades são perdidas simplesmente porque o vendedor não buscou novos clientes, se acomodou ou não manteve contato com clientes em potencial.
Uma sugestão é criar uma rotina com suas principais atividades diárias. Sabendo o que você tem que fazer, com horários marcados, fica mais fácil se manter produtivo e ativo.
Soberba
Você conhece alguém que acha que já sabe tudo? Ou pessoas que dizem coisas como “Eu sempre fiz assim...” Essas pessoas acham que não precisam evoluir.
Quem age com soberba perde muitas vendas por não acompanhar as tendências do mercado ou por não se aperfeiçoar com novas técnicas.
Para evitar a soberba, invista em treinamentos e esteja sempre aberto para aprender com colegas e com clientes. Caso você queira se aperfeiçoar com um curso de vendas, aqui está o link do meu curso mais vendido: https://cursodevendas.taplink.ws/
Gula
Tem gente que quer vender tudo para todo mundo. Esse tipo de pecado faz você perder o foco.
Querer vender muito, para muita gente, e muito rápido só vai fazer com que você desperdice tempo e trabalho com clientes que não têm potencial.
Qualifique seus clientes e clientes em potencial. Foque em manter contato, através das redes sociais, com aqueles que têm maior chance de conversão.
Inveja
No Tik Tok, vi uma frase do comediante Jimmy Carr. Ele fala que a comparação é o ladrão da felicidade.
Ficar se comparando com outros vendedores só vai te deixar frustrado(a). O sucesso de outras pessoas não diminui o seu. Quer se comparar? Compare o que você pode fazer hoje com o que você fez na semana passada, no mês passado...
Quem se compara com outras pessoas tem mais chances de perder motivação e apresentar um desempenho menor.
Use o sucesso dos outros como inspiração e concentre-se no seu próprio progresso, dia após dia.
Ira
Todo mundo já teve vontade de xingar um cliente difícil. Acontece que, se você perde a calma, muitas vezes perde também a razão.
Quem trabalha com vendas precisa aprender a lidar com a frustração, com os “nãos” diários e até mesmo com clientes que dão muito trabalho. Não é fácil, mas faz parte da profissão.
Quem trabalha com o público precisa desenvolver inteligência emocional para lidar com frustrações. É sempre importante manter uma postura profissional.
Avareza
Tem vendedor que prioriza a comissão e o lucro acima das necessidades do cliente. Este é um erro muito grave. Vale muito mais manter um cliente que volta e compra muitas vezes do que vender uma única vez.
Os cliente percebem quando o vendedor está interessado somente na comissão. Isso prejudica a confiança e o relacionamento no médio e longo prazo.
Uma maneira de evitar esse pecado é praticar a venda consultiva. Faça perguntas para identificar os motivos de compra e as necessidades dos clientes. Assim, você pode focar em soluções que realmente vão ajudar o cliente.
Luxúria
Tem vendedor que foca apenas em vendas grandes e ignora oportunidades menores. Tem vendedor que menospreza clientes por causa da roupa, da cor da pele ou ainda por causa de orientação sexual.
Este é um erro “mortal”. Quem menospreza qualquer tipo de cliente está perdendo muitas oportunidades, além de estar fazendo algo que é deplorável.
Dê atenção a todos os clientes, independentemente do tamanho inicial do pedido.
Dê atenção a todas as pessoas que te procuram. Tratar todos com dignidade e com respeito é o mínimo. Concorda?
Gostou? (Ao final deste texto tem um coraçãozinho, clique nele se você gostou)
Acredito que os 7 pecados capitais são uma metáfora muito poderosa para entender como cada um de nós pode se aperfeiçoar.
Evite os 7 pecados capitais da liderança
A ideia da postagem acima surgiu para divulgar o meu curso o X da Liderança. O que eu não esperava é que esta postagem viralizasse no Linkedin. Quer conhecer o curso? Faça sua inscrição aqui .
Nesta semana, meu time produziu um vídeo sobre lições de liderança com Terry Crews. Clique no link abaixo para assistir:
Grande abraço e até semana que vem.
Leandro Branquinho
Palestrante de Vendas