🧠 A primeira impressão é a que fica?
Será que as pessoas mudam de ideia após uma primeira impressão? Pesquisei sobre isso e, hoje, vou te mostrar como essa questão realmente influencia suas vendas. Chegou a sua newsletter favorita #110
Na edição de hoje:
• Ideias para melhorar suas vendas;
• Ideias para você se tornar um líder melhor.
Anteriormente:
-Eu amo Vender
-Os 7 pecados capitas nas vendas
⚠️Importante: para continuar recebendo meus e-mails, responda com a palavra “Recebido”.
Como causar uma primeira boa impressão em vendas
Já aconteceu com você? Você olha para uma pessoa e, automaticamente, não gosta do jeito dela?
Um psicólogo estudou esse assunto e deu o nome de “Efeito Primazia”
Neste estudo, Solomon Asch chegou à conclusão que a gente se lembra mais das primeiras informações que recebemos sobre algo ou alguém.
No português claro, a primeira impressão – seja ela positiva ou negativa – causa um impacto muito forte e duradouro. A primeira impressão influencia como percebemos e interpretamos tudo o que vem depois.
Se você conhece alguém e a primeira impressão é positiva, é bem provável que você continue vendo essa pessoa de forma positiva, mesmo que ela cometa uma ou outra falha. O mesmo vale para uma primeira impressão negativa.
Sabe por que isso acontece? Porque o cérebro gosta de economizar energia. Dá menos trabalho manter as primeiras informações recebidas e usá-las como “base” para entender tudo o que vem depois.
Em vendas, apresentações e até nos nossos relacionamentos, acontece o efeito de primazia. Isso significa que precisamos nos esforçar para causar uma boa primeira impressão.
Ideias de Vendas
Como causar uma primeira boa impressão em vendas
Quem trabalha com vendas precisa gerar uma conexão imediata com as pessoas.
Causar uma boa primeira impressão ajuda a construir relacionamentos e, se vendas é relacionamento, que ele comece com esse primeiro ponto de contato positivo.
Vou te mostrar algumas sugestões para que você consiga sempre causar uma impressão positiva logo no primeiro contato:
Sua aparência importa, e sua postura também
Você deve se vestir de forma adequada. Se você vende ternos, use ternos; se vende prancha de surf, use bermuda. Se seu cliente é mais formal, se comporte de forma mais formal. Se seu cliente é mais informal, é assim que você deve se comportar.
O contexto importa muito. Dito isso, uma postura confiante e ereta sempre vai demonstrar profissionalismo e autoconfiança.
A primeira impressão visual é forte e pode criar uma imagem de respeito e credibilidade.
Sorria (de verdade)
Um sorriso espontâneo transmite simpatia. Se você sorrir também com os olhos, o resultado positivo é quase certo. Mesmo em chamadas de vídeo ou telefônicas, sorrir enquanto você fala transmite a sensação de que você é acessível e amigável.
Use um aperto de mão firme (ou um cumprimento de acordo com a situação)
Um aperto de mão firme e amigável transmite segurança e respeito. Não confunda firmeza com transformar a sua mão em alicate e esmagar a mão do cliente. Minha sugestão é que seja sempre firme, mas preste atenção em como o cliente aperta a mão. Não é para esmagar e também não é uma competição de “macheza”.
Se o primeiro contato for online, um cumprimento ou uma saudação animada e atenciosa pode causar o mesmo impacto positivo.
Demonstre entusiasmo e energia positiva
As pessoas adoram se conectar com quem demonstra paixão e energia.
Mostre entusiasmo pelo produto/serviço que você vende. Mostre entusiasmo ao falar dos benefícios e tenha brilho nos olhos ao conversar com as pessoas. Esse “brilho” é contagiante.
Faça contato visual e ouça ativamente
Quando você olha nos olhos das pessoas, você está demonstrando que está prestando atenção. Se a pessoa estiver falando, isso demonstra respeito e confiança.
Se você não se sente confortável ao olhar nos olhos das pessoas, experimente olhar no meio da testa ou acima da sobrancelha, a pessoa terá a sensação que você está olhando diretamente nos olhos. E, claro, pratique a escuta ativa. Mostre que você está entendendo e evite interrupções enquanto a pessoa fala.
Esteja sempre a um passo à frente (prepare-se)
Antes de visitar um cliente, pesquise sobre ele. Se o cliente vai até você, procure se conectar com esse cliente nas redes sociais. A ideia é que antes de um encontro pessoal ou antes de uma ligação, você tenha algum assunto para falar que você sabe que é do interesse do cliente.
Pesquisar sobre o cliente demonstra cuidado e profissionalismo. Não confunda com stalkear o cliente. Pesquisar o cliente é uma coisa, curtir 30 fotos do cliente nas redes sociais e deixar um comentário em cada uma delas, pode parecer um pouco demais.
Seja pontual
Chegar no horário, ou melhor, chegar alguns minutos antes, é uma forma de demonstrar respeito. Não chegar no horário é visto por muitas pessoas como falta de comprometimento com o tempo do outro. A pontualidade é sempre um sinal de profissionalismo.
Personalize a conversa
Sempre que possível, chame o cliente pelo nome. Melhor ainda se puder mencionar algo que admira na empresa que a pessoa trabalha ou algo que você gostou nas redes sociais daquela pessoa. Quem faz isso, está demonstrando cuidado e interesse.
Demonstre que você se importa (Empatia)
Para vender mais, você precisa mostrar que se importa. Isso significa ouvir o cliente e entender os desafios ou dificuldades que ele compartilha.
Se colocar no lugar do outro é uma forma rápida de criar uma conexão emocional. Empatia é uma qualidade valiosa em qualquer primeiro contato.
Para causar uma primeira boa impressão, lembre-se de que é um conjunto de ações: preparação, autenticidade e empatia.
A ideia é fazer com que a outra pessoa se sinta valorizada. Se você conseguir causar essa primeira boa impressão, terá dado o primeiro passo para construir um relacionamento positivo com seu cliente.
Dá para mudar uma primeira impressão?
Até dá, mas será preciso tempo e um esforço constante.
Quando você é realmente muito bom no que faz, dá para mudar a visão que algumas pessoas têm, mas o primeiro contato continua influenciando a forma como seus próximos passos serão interpretados.
Ou seja, fazer um esforço para causar uma boa primeira impressão faz todo o sentido.
Ideias para se tornar um líder melhor
Você já conhece o meu curso o X da Liderança? Acesse aqui
Receba bem os novos contratados.
Para que você e sua empresa consigam gerar uma boa primeira impressão, eu também tenho algumas sugestões:
- Organize o básico
Verifique se o espaço de trabalho do novo funcionário está preparado, limpo e equipado. Pedir ajuda aos colegas para darem as boas vindas vai ajudar a criar um ambiente acolhedor.
- Que tal um kit de boas-vindas?
Não precisa ser muito: pode ser um caderno, canetas, manual da empresa e um cartão de boas-vindas. Isso já é suficiente para mostrar que você se importa e se preocupa com o novo integrante do time.
- Deixe claro quais são as suas expectativas
No primeiro dia, diga o que você e a empresa esperam do novo funcionário e como será o processo de onboarding (integração). Ser transparente ajuda a reduzir a ansiedade e a estabelecer uma base de confiança.
- Demonstre abertura para diálogo
Incentive o novo funcionário a fazer perguntas e compartilhe histórias inspiradoras de sua empresa. A ideia é criar um ambiente de trabalho positivo.
- Comemore as primeiras conquistas
Dê importância aos acertos iniciais e às primeiras conquistas e progressos do novo funcionário. Isso reforça uma cultura de valorização e estimula a pessoa a se engajar cada vez mais.
Tenho certeza que essas ideias vão te ajudar a causar uma primeira boa impressão.
Por falar em primeira boa impressão, por volta de 1810, na França, uma empreendedora causou uma excelente primeira impressão ao colocar rótulos amarelos em seus vinhos. Estou falando da Viúva Clicquot. Nesta semana, eu e meu time produzimos um vídeo sobre as histórias inspiradoras da Veuve Clicquot. Clique no link abaixo para assistir:
Nos encontraremos de novo na semana que vem.
Grande abraço e Grandes Vendas
Leandro Branquinho
Minhas redes sociais:
Linkedin / Instagram / TikTok / Guru das Vendas / Líderes Vencedores