🧠 Vendedor com faca nos dentes!
Vendas de alto impacto, vendedor faca na caveira, vender com “sangue nos olhos”. Você já ouviu alguma destas expressões? Chegou a edição 85 da sua newsletter favorita.
Agressividade positiva em vendas
Muitas vendas são perdidas porque o vendedor não parte para o fechamento.
Muitas vendas são perdidas porque o vendedor fica com vergonha de pedir pela venda.
Vender é ajudar o cliente a tomar uma decisão mais rápida! É papel do vendedor auxiliar o cliente a se decidir. Dependendo do que você vende, esta ajuda deve ser um pouco mais incisiva.
Uma abordagem mais agressiva não é indicada para vendas complexas. Se o que você vende tem muito valor agregado e o cliente necessita da aprovação de várias pessoas, é necessária uma abordagem mais consultiva.
E se o que você vende, você tem certeza que o cliente precisa e que a tomada de decisão pode ser feita rapidamente, aí faz muito sentido utilizar técnicas de vendas mais agressivas.
Quando digo agressividade, não estou falando do vendedor que briga ou que é mal-educado. Agressividade no sentido de “partir pra cima” e não deixar a venda para depois.
Para funcionar, é necessário que o cliente realmente esteja interessado e que o vendedor não tenha vergonha de oferecer.
Técnica de Vendas
Urgência e Escassez
Utilizar a escassez ou limitar o tempo pode ser uma ótima forma de acelerar o processo de decisão. Porém, acho antiético fingir que algo está acabando só para fechar a venda. Se o cliente descobre que é mentira, o tiro vai sair pela culatra.
No entanto, se o tempo de uma oferta estiver prestes a acabar ou a quantidade do estoque estiver baixa, faz todo sentido utilizar frases como:
“Só tenho mais dois no estoque.”
“Esta oferta é válida apenas até hoje à noite.”
“A próxima remessa será somente no final do ano. Aproveite agora!”
“São as últimas peças da coleção. Se não se decidir agora, vai ficar sem.”
“Esta condição é válida apenas se assinarmos o contrato antes do fim do mês.”
Técnica de Vendas
Negociação Assertiva
Basicamente, trata-se de pressionar firmemente durante uma negociação para fechar o negócio. Quando se tem certeza de que está oferecendo a melhor opção e o cliente realmente precisa, é importante mostrar pouco espaço para concessões. Um exemplo de frase seria:
Você me disse que precisa do produto, você me disse que gostou do nosso modelo de trabalho, você me disse que tem urgência; o que você precisa fazer agora é dar o seu OK aqui neste contrato.
Técnica de Vendas
Oferta agressiva
Aqui é quando o vendedor propõe uma oferta difícil de ser recusada. Por exemplo, um desconto acima do normal, uma condição exclusiva ou um pacote personalizado. Porém, neste tipo de oferta, é necessário fazer um pouco de pressão para que a pessoa se decida logo.
É importante lembrar que ser um vendedor agressivo não significa ser chato ou incomodar os clientes. É necessário ter proatividade, ser inteligente para perceber se está na hora de pressionar um pouco mais e ser comprometido em encontrar as melhores soluções para seus clientes.]
Bota pra quebrar!
Por falar em botar pra quebrar, gravei um vídeo com uma técnica de vendas que é considerada por muita gente uma técnica agressiva. Aqui está o link:
PODE ME FAZER UM FAVOR?
Por favor, clique no botão de coração que está ao final deste e-mail. Isso ajuda a ampliar o alcance da newsletter.
Você gosta do meu trabalho?
Se sim, e até hoje não me deu 5 estrelas no Google, faz este favor para mim? Basta clicar no link abaixo, dar 5 estrelas e falar de qual cidade você é.
=> vendedor.me
Perdeu a edição anterior? Aqui está o link
Nos encontraremos de novo, na segunda-feira que vem
Grande abraço e Grandes Vendas
Leandro Branquinho - Palestrante de Vendas
Dica excelente no video
Ótimo conteúdo!