🧠 Não deixe os clientes esquecerem de você!
Você quer que seus clientes se lembrem de você. Muitas vezes, isso não acontece por falta de acompanhamento, o famoso follow-up. Vou te mostrar. Chegou a edição 98 da sua Newsletter favorita
Hoje, você está recebendo:
-1 técnica de vendas;
-1 técnica de liderança.
Você viu as edições anteriores?
Inteligência emocional para vendedores
Como perder o medo da rejeição
O segredo para manter o interesse do cliente é o follow-up
Antes de te falar de acompanhamento – follow-up, deixa eu te mostrar alguns motivos pelos quais muitas vendas são perdidas:
Falta de relacionamento – Os clientes preferem comprar de quem eles confiam, de quem eles gostam e de quem eles conhecem (conhecido no sentido de ser referência em resolver um tipo de problema).
Esquecimento – O cliente tem muitas outras atividades e, de vez em quando, ele se esquece de que poderia comprar com você.
Pequenas insatisfações – Muitas vezes, os clientes deixam de comprar porque uma ou outra coisa não os deixou satisfeitos.
Concorrência – Seus concorrentes também estão tentando vender. Se você não é presente na vida do seu cliente, você está abrindo espaço para quem?
Falta de atenção a leads qualificados – Tem vendedor que se preocupa mais em reclamar que o lead é ruim do que dar atenção aos leads que chegam.
Agora advinha o que pode resolver todos esses 5 motivos que fazem muitas empresas perderem vendas?
O follow-up.
O significado de follow-up é: o processo de manter contato com o cliente ou com clientes em potencial após um primeiro contato ou após uma primeira venda. O objetivo do follow-up é estreitar relacionamento, responder dúvidas, superar objeções e aumentar as chances de fechar uma venda.
Olha só! Se existisse um dicionário de vendas, acredito que esta seria uma definição perfeita. Hehehe
Técnica de Vendas
Follow-up – Como e quando fazer
Existem vários momentos em que você pode e deve fazer o acompanhamento. Depende do cliente, do tipo de produto que você vende e um pouco da sua percepção. Vou te dar algumas sugestões:
Após o primeiro contato: Envie uma mensagem ou ligue para agradecer pela oportunidade e diga que será um prazer ter aquela pessoa como cliente. O ideal é fazer antes de 24 ou antes 48 horas.
Após enviar uma proposta: Experimente acompanhar o cliente de 3 a 5 dias depois de enviar uma proposta. É mais ou menos nesse período que costumam aparecer algumas dúvidas. Este é um bom momento para perceber se o cliente está realmente interessado.
Depois de uma demonstração ou apresentação: Faça o acompanhamento no mesmo dia ou no dia seguinte para discutir o que o cliente achou e definir quais serão os próximos passos.
Depois de um tempo: Muitas vezes, o cliente pede um tempo para analisar a proposta. Marque na agenda, ative um despertador, use o CRM... Não faltam ferramentas para você se organizar.
Antes do prazo final: Lembre seu cliente quando a promoção estiver chegando ao fim ou quando a validade da proposta estiver próxima.
Períodos pré-determinados: Para não correr o risco de ter clientes inativos, marque um prazo para entrar em contato com todos os seus clientes. Por exemplo, após 3 meses sem comprar, entre em contato com seu cliente. (Veja qual é o prazo que faz mais sentido para o seu negócio).
Após uma venda: Sim, é o pós-venda. Uma das formas mais eficazes de follow-up é o pós-venda. O objetivo é verificar se o cliente ficou satisfeito, mas também pode ser um pós-venda para pedir indicações, verificar se está tudo certo ou ainda vender produtos complementares e adicionais.
Segredos para um follow-up de sucesso: Seja proativo, ajuste a frequência e o tom do follow-up e seja consistente. As suas vendas vão aumentar
Técnica de Liderança
Acompanhe seu time
Dar uma meta e passar o mês todo atrás de uma mesa não é uma atitude de um líder inspirador. Bons líderes são aqueles que acompanham a equipe.
Não adianta cobrar meta só no fim do mês. Liderar é acompanhar sua equipe dia após dia. - Leandro Branquinho
Quando fazer follow-up com o time
Acompanhamento de projetos e tarefas: É importante monitorar para garantir que tudo esteja caminhando no rumo certo e no prazo certo.
Feedback de desenvolvimento: Após um treinamento ou curso, o líder pode verificar o que foi aprendido e se está sendo implementado.
Após a solução de problemas: Após um problema ter sido resolvido, é importante identificar o que foi aprendido e quais processos podem ser criados para evitar esses problemas no futuro.
Acompanhamento de metas: Antes do final do mês, é importante acompanhar o desenvolvimento semanal e, em alguns casos, acompanhar o desenvolvimento diário.
Construção de relacionamento: Quando digo relacionamento, não estou falando que você tem que ser amigo íntimo de seus liderados. De toda forma, faz toda a diferença quando o líder mostra que se importa pelo bem-estar da vida pessoal de cada integrante de seu time.
Reconhecimento e motivação: O follow-up também pode ser uma oportunidade para elogiar pequenas atitudes e reconhecer um trabalho bem-feito.
Enfim, o follow-up também é uma das tarefas fundamentais de líderes de sucesso. Empresas onde o follow-up é frequente costumam ser mais produtivas. Claro que estou falando de acompanhamento sem gritos e sem falta de educação.
⭐ ⭐ ⭐ ⭐ ⭐ Pode me fazer um favor? Se você já assistiu a uma palestra minha e ainda não me deu 5 estrelas no Google, clique no link, dê 5 estrelinhas e diga de qual cidade você é.
vendedor.me
Nesta semana, meu time produziu um vídeo que ficou muito legal.
Ensinamentos do Rei Salomão para os negócios. Clique no link abaixo para assistir.
Importante!
Para continuar recebendo meus e-mails, clique em responder e escreva a palavra RECEBIDO
Se puder, clique no coraçãozinho que tem ao final desta mensagem. Isso ajuda a divulgar as ideias que compartilho aqui.
Um grande abraço e até segunda-feira que vem.
Leandro Branquinho – Palestrante de Vendas