🧠Vou falar com meu marido" Como salvar essa venda?
Muita gente trava quando o cliente diz que precisa consultar outra pessoa. Pode ser o sócio, o marido, a esposa... A verdade é que, na maior parte das vezes, dá para salvar essa venda. Esta é a ed 115
Hoje você está recebendo:
- 6 Técnicas de Vendas
- 1 Ideia de Liderança
O que fazer quando o cliente diz que vai consultar outra pessoa?
Quando o cliente diz que vai consultar alguém, isso não significa que ele não gostou da sua proposta.
É normal que alguns clientes precisem pedir a opinião de outras pessoas antes de decidir.
O importante é não desanimar e continuar mostrando que você está ali para ajudar.
Esse momento é uma oportunidade para reforçar que sua solução é a melhor.
Mostre segurança, seja paciente e deixe claro que está pronto para ajudar quando o cliente voltar.
Mas, se você quiser dar um passo além, é possível superar essa objeção com técnica.
Na maioria das vezes, os clientes não precisam da validação de outras pessoas.
Vem comigo que eu vou te mostrar!
Quando o cliente fala que vai ver com outra pessoa, é o momento perfeito para você reforçar confiança e mostrar que está ali para ajudar. – Leandro Branquinho
Técnicas de Vendas
Supere a objeção com “Se dependesse...”
Quando o cliente diz que precisa verificar com o sócio, marido ou esposa, ou qualquer outra pessoa, você deve mostrar empatia. Diga que entende, mas também empodere a pessoa. Muitas vezes, o cliente pode tomar a decisão na hora.
Exemplo 1:
“Eu compreendo que é importante tomar decisões junto com seu marido (sócio etc.), mas, se dependesse só de você, acredita que este é o melhor momento para seguirmos em frente?”
Exemplo 2:
“Eu entendo perfeitamente que precisa tomar esta decisão em conjunto, mas, se dependesse só de você, de 1 a 10, quais são as chances da gente fechar negócio?”
(Se a pessoa falar qualquer número menor que 9, pergunte: “O que falta para virar 10?”. Se a pessoa falar 9 ou 10, persista: “Então é só a gente fechar negócio?”)
O objetivo dessa técnica é validar a necessidade do cliente e entender se existe alguma outra objeção.
Supere a objeção com “Eu te ajudo...”
Boa parte dos clientes que dizem que vão consultar outra pessoa só precisam de um apoio ou incentivo. Vendedores inteligentes percebem essa insegurança.
Uma das formas de deixar o cliente mais seguro é mostrando que você está ali para ajudar.
Se o cliente falar que precisa consultar outra pessoa diga:
“Ótimo, eu te ajudo. Será que a gente pode marcar um horário para que eu possa conversar com vocês dois juntos? Assim, eu explico certinho e respondo qualquer dúvida que vocês tiverem.”
Supere a objeção sendo um Detetive
Só um cuidado!
Você deve ser comportar como um detetive, mas jamais trate o cliente como um “suspeito”. De forma educada e gentil, mostre que quer entender um pouco mais.
Diga o seguinte:
– Sem problemas, pode falar com ele/ela. Mas você me permite entender um pouco mais a sua dúvida? Assim, eu te ajudo na tomada de decisão. O que acha que ele/ela vai gostar ou que ele/ela não vai gostar?
Supere a objeção educando seu cliente
Se o cliente deixou claro que precisa consultar outra pessoa, ofereça ajuda para que este cliente saiba explicar para a outra pessoa.
Pode ser algo mais ou menos assim:
– Perfeitamente, antes de você consultar seu sócio, marido ou esposa, deixa eu reforçar as principais vantagens para gente fechar negócio o quanto antes. Desta maneira, você terá mais segurança na hora de apresentar, tudo bem?
Supere a objeção confirmando o interesse da pessoa
Persista para entender se o cliente realmente precisa verificar com outra pessoa. O jeito de fazer isso é fazendo perguntas, como essa:
- Claro. Se a tua esposa/marido/sócio disser que sim, qual outra dúvida você ainda tem?
Se o cliente falar que não tem nenhuma outra dúvida, experimente a próxima técnica.
Supere a objeção mostrando proatividade.
Um dos gatilhos mentais mais poderosos é o “compromisso e coerência” (LINK). Você vai pedir algo pequeno para o seu cliente e, desta forma, aumenta as chances de conseguir algo maior (como a venda). Vou te dar um exemplo:
– Sr. Cliente, posso te dar uma sugestão? A gente já pode adiantar a parte que depende só de você. Caso ele/ela tenha alguma dúvida, depois a gente altera o pedido ou cancela sem nenhum custo adicional. Assim, você já garante esta condição que estou fazendo para você.
Lembre-se: cada objeção é uma chance de mostrar sua habilidade como vendedor.
Não se abale se o cliente falar que vai consultar outra pessoa.
Use as técnicas certas, confie no seu potencial e mostre para o cliente que você é a melhor escolha.
Com técnica e atitude positiva, você transforma dúvidas em decisões e oportunidades em vendas. Vá em frente e bota pra quebrar! 🚀
⚠️ OPORTUNIDADE: Ajude sua equipe a bater meta todo mês, compre agora meu treinamento o X da Liderança – www.lideres.vip ⚠️
LIDERANÇA
Há alguns dias, tivemos mais uma reunião do Clube do Livro aqui no escritório. Falamos sobre o livro “Seja útil: 7 ferramentas pra vida”, escrito por Arnold Schwarzenegger.
Só este ano, já lemos 20 livros juntos aqui no escritório. E posso te afirmar uma coisa: todo mundo cresce quando compartilha conhecimento.
Agora, te pergunto, você gostaria de implementar um Clube do Livro na sua empresa? Se pelo menos 50 pessoas responderem a este e-mail dizendo SIM, eu compartilho um passo a passo detalhado.
A propósito, nesta semana vamos postar no canal Líderes Vencedores, no Youtube, algumas das lições de liderança de Arnold Schwarzenegger
Faça sua inscrição no treinamento O X da Liderança.
Se gostou deste e-mail, clique no coraçãozinho ao final desta mensagem.
Grande abraço e Grandes Vendas!
Leandro Branquinho
Palestrante de Vendas
Vamos continuar a conversa nas redes sociais?
Linkedin / Instagram / TikTok / Guru das Vendas / Líderes Vencedores
Edições anteriores:
Vou pensar - Como superar esta objeção
Como atender clientes grosseiros